"Carcará Lá no sertão É um bicho que avoa que nem avião É um pássaro malvado Tem o bico volteado que nem gavião Carcará ...Vai fazer sua caçada (...) Num vai morrer de fome"
(Carcará, Zé Ramalho)
HISTÓRIA*
A Cangaceiros Carcará foi criada na década 90, por um grupo de jovens fustigados pela necessidade premente de manifestar sua cultura, principalmente no período dos festejos juninos. O primeiro grupo contava com a participação de 18 componentes, chegando, em seu auge, a 56 membros, com 20 pares de dançarinos.
*Resumo
DIRETORIA
Wágner Pina ex marcador e atual Vice Presidente da Quadrilha Junina Canceiros Carcará de Ribeirópolis-Sergipe.
OBJETIVOS
- Avivar e sustentar a autêntica manifestação cultural do povo nordestino, através do resgate das danças, folguedos e vestuários das festas juninas;
- Servir como opção de entretenimento e lazer para os jovens munícipes participantes;
- Desenvolver um trabalho sócio-cultural junto a comunidade.
CONQUISTAS !
Entre as conquistas alcançadas pela Cangaceiros ao longo de quatro anos de apresentações e competições, destaca-se a de campeã no Concurso de Quadrilhas da Rua de São João (1998), em Aracaju, na modalidade “Quadrilhas do Interior”, o que assegurou à Cangaceiros Carcará o direito de representar o Estado de Sergipe no Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, sediado em João Pessoa/PB, no ano seguinte. Seguiram-se, a esse, outros 38 títulos conquistados.
ARTE Wagner Pina
Tela: Cangaceiros Carcará
TEMÁTICA 2009
Mantendo a mesma postura de campeã e ousando com seus figurinos e passos arrojados, a Quadrilha Junina Cangaceiros Carcará apresentará, em sua performance nos festejos juninos deste ano, o tema “Cara ou Coroa”, em que confrontará dois universos distintos, a saber, o cotidiano das pessoas pobres versus o das pessoas ricas.
Como você avalia a Quadrilha Junina Cangaceiros Carcará em 2009?